Horário de Atendimento

SEG - SEX: 8:00 ~ 18:00

Telefone

(19) 3289-6066

E-mail

drcristianouro@gmail.com

Cirurgia Robotica para Cancer de Prostata

Cirurgia robótica para o câncer de próstata vale a pena?

A cirurgia de próstata é uma cirurgia delicada devido sua relação muito próxima com estruturas ao redor. Bexiga, reto, plexo venoso e o esfíncter que é praticamente uma continuação da próstata .

A cirurgia aberta para próstata demorou para se consagrar entre os cirurgiões e a técnica moderna de Walsh é de 1983. Isso acontece pela complexidade da remoção do órgão quando se visa a cura do câncer, como também uma boa preservação de funções, em especial, a micção e a parte sexual. Além disso, o sangramento foi uma barreira a ser superada devido a complexidade de veias que envolvem a próstata.

A técnica laparoscópica começou a se desenvolver na década de 1990. Laparoscopia significa enxergar utilizando uma câmera dentro do abdômen.  Aos poucos, a técnica foi mostrando melhora na recuperação do paciente, um retorno mais precoce para as atividades, uma melhor visualização de estruturas pela amplificação da câmera e uma diminuição do sangramento pelo uso da insuflação de um gás dentro do abdômen.

No entanto, uma barreira técnica com treinamento minucioso do cirurgião se fazia necessário para os bons resultados funcionais e oncológicos. A cirurgia robótica veio para coroar a técnica permitindo uma visão tridimensional das estruturas, com ampliação da imagem e uma possibilidade de movimentos minuciosos em diferentes ângulos . A técnica robótica quando bem indicada e por um cirurgião com experiência em cirurgia minimamente invasiva tem todas as vantagens da técnica laparoscópica  e  todas as outras vantagens mencionadas.

No entanto, o fator mais importante de todo processo continua sendo o médico. Escolher um bom profissional permite ótimos resultados em diferentes técnicas. A experiência e o cuidado, ainda são fundamentais para o atingir o chamado trifecta: controle oncológico, recuperação da micção e recuperação sexual. Para maiores informações, consulte o seu médico.

Dr. Cristiano Trindade de Andrade – Urologista e especialista em cirurgias pouco invasivas.

Ultimas Notícias

Tumor renal: Devo tirar o rim inteiro ou apenas uma parte?

Cirurgia robótica para o câncer de próstata vale a pena?

Como a Alimentação Afeta a Saúde Urológica

Compartilhe

Novidades e Notícias no mundo da Urologia

Também pode te interessar